Práticas de Gestão em Microempresas Perante Crises Econômicas: Um Estudo de Caso

Mike Ceriani

Resumo


Perante diversas crises econômicas ocorridas no Brasil, foram percebidas diversas falhas em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no que se refere à Gestão Empresarial. Sendo as MPEs grandes responsáveis no combate ao desemprego, faz-se necessário então o estudo de como uma MPE se mantém no mercado, de modo que suas práticas de gestão causam uma boa reflexão a quem tem dificuldades com Gestão Empresarial, algo comum, considerando os índices brasileiros de mortalidade de MPEs. Muitos delegam essa responsabilidade unicamente às crises, outros ao baixo capital investido, outros ao Fluxo de Caixa, são muitos os indicadores, ao passo que o trabalho prova a diferença que boas práticas de gestão podem trazer no combate a estes outros fatores.


Palavras-chave


Micro e Pequenas Empresas; Gestão Empresarial; Crises Econômicas

Texto completo:

PDF

Referências


Alves, Revson Vasconcelos. Contabilidade gerencial: Livro texto com exemplos, estudos de caso e atividades práticas. São Paulo: Atlas, 2013.

Bessi, Bruna. (2010). Aumenta a sobrevivência das empresas, diz pesquisa: Dados do Sebrae-SP mostram que 58% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos; em 2000, eram 71%. Disponível em: Acesso em: 02 de setembro de 2017.

Brinkman, Rick; Kirschner, Rick. Aprendendo a lidar com pessoas difíceis: 24 lições para transformar suas relações no trabalho. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Chiavenato, Idalberto. Recursos humanos na empresa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Chiavenato, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

Coopers & Lybrand. Remuneração Estratégica: A nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas S.A., 1996.

Krames, Jeffrey A. Os princípios de liderança de Jack Welch: 24 lições do maior executivo do mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Parisi, Rodrigo Calvi. (2016). Custos, Despesas, Gastos, Investimentos e Perdas... Quantas terminologias! Disponível em: Acesso em: 11 de setembro de 2017.

Prado, Jonas Reginaldo. Iniciação à Administração: Preceitos Básicos. 5ª ed. São Paulo: Global, 1998.

Stettner, Morey. O manual do novo gerente: 24 lições para vencer os desafios de sua nova função. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

Zogbi, Paula. (2017). Um terço das empresas fecham em dois anos no Brasil; conheça o segredo das que sobrevivem: empreendedores dividem dicas para evitar que novos negócios caiam nas estatísticas. Disponível em: Acesso em: 02 de setembro de 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v6i2.96

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.