Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis

Angélica Aparecida Gheller, César Augusto Biancolino, Isabel Adler

Resumo


A gestão de projeto é uma capacidade competitiva das organizações por serem os projetos os meios das organizações promoverem a inovação. Quando se fala em inovar, a gestão deve estar preparada para lidar com as incertezas que estão associadas a projetos com esse viés inovador. Existem alguns métodos que apoiam os gerentes de projetos na identificação dos aspectos que poderão impactar a execução do projeto, como o modelo diamante. Esse modelo identifica a inovação como uma das dimensões de riscos que deve ser efetivamente gerenciada para minimizar o impacto no desempenho do projeto. Em projetos com forte predominância do aspecto inovação, um dos principais desafios é a proposição de soluções inovadoras e factíveis. Uma técnica que tem sido amplamente adotada para alavancar a criatividade no processo de inovação é o Design Thinking. A proposta desse estudo, portanto, foi avaliar através da análise de um projeto de caráter inovador e a respectiva pesquisa na literatura sobre o tema, a efetividade do design no processo de geração de novas ideias. A conclusão do trabalho foi que frente as características do Design Thinking, como considerar o contexto, a cultura e os aspectos humanos na busca de soluções, a técnica foi efetiva para promover a inovação exigida pelo projeto. No entanto, entende-se que o presente estudo tem a limitação de ter investigado somente um projeto, o que inviabiliza a generalização dos resultados obtidos.



Palavras-chave


Design Thinking, Gestão de Projetos, Empresas de Seguros

Texto completo:

PDF

Referências


Bes, f. T. De, kotler, p. (2011). A Bíblia da Inovação. Texto Editores Ltda, São Paulo.

Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review. Jun/2008.

Brown, T. (2009). Change by Design. Set, 276 p., Ed. Kindle.

Gallouj, F. (2002). Innovation in Services and the attendant old and new myth. Journal of Social-Economics 31, p. 137-154.

Hsu, Y., Chong, P. P., Chu, J. H. (2012). Models of innovation service through customization by design firms: an exploratory study. Innovative Journal of Business and Management, v. 1, n. 6, Dec.

Jeon, j. Y., lee, j. I., kwon, d. S. (2015). Process Innovation Case Study of Insurance Industry: Based on Case of H Company. Indian Journal of Science and Technology, v. 8, n.1, p. 20-27, Jan.

Liedtka, J., Ogilvie, T. (2015). A magia do Design Thinking – um kit de ferramentas para o crescimento rápido de sua empresa. HSM, Oliva Editorial, São Paulo.

Patanakul, P., Shenhar, A. (2012). What is really project strategy? The fundamental building block in strategic project management. Project Management Journal, Feb. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/259266341.

Polaine, A., Lavrans, L., Ben, R. (2015). Service Design: From Insight to Implementation. Ed. Kindle. Mar.

Prahalad, C. K., Ramaswamy, V. (2003). The New Frontier of Experience Innovation. MITSloan Management Review, v. 44, n. 4, p. 12-18, Jul.

Sauser, B. J., Reilly, R. R., ShenhaR, A. J. (2009). Why projects fail? How contingency theory can provide new insights – A comparative analysis of NASA´s Mars Climate Orbiter loss. International Journal of Project Management, v. 27, p. 665-679. Jan. Disponível em: www.sciencedirect.com.

Shenhar, A. J., DVIR, D. (2010). Reinventando Gestão de projetos. Harvard Business School Press. M.Books, Rio de Janeiro.

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., Russo, B. (2013). Design Thinking – Inovação em Negócios. MJV Press, Rio de Janeiro, 4ª. ed.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v4i1.59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.