Comparativo entre Práticas de Gestão de Projetos na Indústria de Autopeças

Jose Fernando Pereira Junior, Jose Antonio de Sousa Neto

Resumo


A indústria de autopeças em função do seu principal cliente, as montadoras de veículos, desenvolvem anualmente dezenas de projetos de variada complexidade e tamanho. A observação sobre estas empresas mostra que na maior parte do tempo são verificadas falhas típicas de projetos com problemas de gerenciamento, escopos mal elaborados, atrasos, problemas de comunicação, qualidade, fluxo de caixa e etc. Se observamos a indústria de autopeças e sua influência na indústria automobilística, observaremos a existência de técnicas estruturadas para gerenciamento de projetos de novos produtos, que obviamente visam garantir o adequado gerenciamento dos projetos e como consequência o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Este relatório técnico visa comparar de forma simplificada duas praticas de gerenciamento de projetos, O APQP (“Advanced Product Quality Planning”) Planejamento avançado da qualidade) que é utilizado pela indústria de autopeças e automobilística e o PMBOK (“Project Management Body of Knowledge” – Guia de conhecimento em gerenciamento de projetos) o) elaborado pelo PMI e de ampla utilização no mercado.

 


Palavras-chave


Gerenciamento, Projetos, Planejamento, Avançado, Qualidade, Produto.

Texto completo:

PDF

Referências


Abraham, Márcio. (1998). O futuro do desenvolvimento de produtos e da cadeia de fornecimento da indústria automobilística. Disponível na Internet: e http://www.aiag.org/. Acesso em 31 de janeiro de 2009.

CLARK, K. B. e FUJIMOTO T. Product Development Performance. Strategy, Organization and Management in the Auto World Industry. Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts, 1991, 409 p

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. p.206.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. p.175.

HARTLEY, J. R. Engenharia Simultânea – Um método para reduzir prazos, melhorar a qualidade e reduzir custos, Bookman. Porto Alegre, 1998.

KAMINSKI, P.C.. Desenvolvendo Produtos com Planejamento, Criatividade e Qualidade. p. 4.Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 2000.

MIGUEL, P. A. C.; GONZALEZ, J. C. S. (2000) APQP: Uma ferramenta para estruturação do desenvolvimento de produto. Anais do II CBGDP, São Carlos.

PMI PROGRAM MANAGEMENT INSTITUTE. Program Management Body of knowledge PMBOK®, Newtown Square, Pennsylvania, USA, Program Management Institute, 2013, 485 p.

CHRYSLER CORPORATION; FORD MOTOR COMPANY; GENERAL MOTORS COMPANY. Production Part Approval Process (PPAP). AIAG, EUA, 2000, 92p.

INSTITUTO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle, IQA, 1994 – 1995.

VARGAS, R. V. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. São Paulo:Brasport, 2002, 260 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v4i1.53

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.