Enfraquecendo as resistências em uma implantação de Metodologia de Gerenciamento de Projetos em uma Instituição Financeira de Grande Porte

João Luiz de Mello Tavares Feola, Rosária de Fátima Segger Macri Russo

Resumo


Para obter sucesso na implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos em uma organização financeira de grande porte se faz necessário definir com clareza os pontos decisivos para tal empreitada. Um pré-requisito é o apoio da alta gerência ao projeto, a partir deste ponto, é possível iniciar os trabalho para a criação de uma mudança cultural e todo o processo de implementação e capacitação dos recursos envolvidos, mas é importante algumas técnicas para manter os envolvidos comprometidos e engajados nessa mudança no método de trabalho. O presente relato técnico tem o objetivo de demonstrar o processo de implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos com baixo conhecimento em gestão de projetos, identificando as principais técnicas empregadas para diminuir a resistência à implantação da metodologia. Como resultado desse caso de sucesso, deve-se destacar: metodologia inicial com procedimentos já adotados, treinamentos diferenciados por nível hierárquico e nível de conhecimento, criação de oficinas de projeto, escalonamento da implantação e acompanhamento próximo do escritório de projetos.


Palavras-chave


Metodologia de Gerenciamento de Projetos; Gestão de Projetos; Cultura; Mudança.

Texto completo:

PDF

Referências


Albertin, A. L. (2001). Valor Estratégico dos Projetos de Tecnologia de Informação. Rev. Adm. Empres. Jul-Set., (vol.41, n.3, p. 42-50).

Cleland, D.; Ireland, L. (2007): Gerenciamento de Projetos. (2. ed.) Rio de Janeiro: Editora LAB.

Drucker, P. F. (1991). As novas realidades: no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. São Paulo: Pioneira.

Kendall, G. I.& Rollins, S. C. (2003) Advanced project portfolio management and the PMO: Multiplying ROI at warp speed (p. 468). Boca Raton: J. Ross Publishing.

Kerzner, H. (2011) Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle (10th ed., p. 657). Editora Blucher.

Martins, G.; Theóphilo, C. (2009). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. (2nd. ed.) São Paulo: Atlas.

Nelson, K. (2011). Change Management : Understanding the Human Dynamics of Change, 1–7. PMI Global Congress Proceedings – Dallas, TX.

Project Management Institute (2013). PMBOK GUIDE: A Guide to The Project Management Body of Knowledge. (5a.ed) PMI.

Robbins, S. P.(2000). Administração, Mudança e Perspectiva. São Paulo: Saraiva.

Yin, R. K. (2010). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. (4a. ed.) Porto Alegre: Bookman.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v3i1.28

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.