Diagnóstico de Práticas do Gerenciamento de Projetos no Desenvolvimento de Produtos: Um Estudo de Caso em uma Empresa Fabricante de Produtos Odontológicos

Jessica dos Santos Pizzo, Michael Douglas Camilo, André Carneiro Giandon

Resumo


O gerenciamento de projetos tem se tornado cada vez mais reconhecido pelas empresas como um fator significante e de sucesso no processo de desenvolvimento de produtos, além de propiciar a oportunidade de vantagem competitiva para as organizações. O desempenho deste processo, pode ser analisado com base no sucesso ou fracasso do produto desenvolvido. Este sucesso depende de técnicas ou fatores de gestão aplicadas durante o desenvolvimento do projeto. Considerando este contexto, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar as práticas de gerenciamento de projetos no desenvolvimento de produtos de uma fabricante de produtos odontológicos. Para isso, foi desenvolvido um questionário estruturado e distribuído para cinco participantes chaves do desenvolvimento dos produtos. Dentre os principais resultados, pôde-se notar que a empresa não utiliza metodologias, técnicas e ferramentas para auxiliar no gerenciamento de projetos, utilizando apenas o conhecimento dos gestores e uma reunião de alinhamento dos projetos em desenvolvimento. Esta forma de gerenciar não é padronizada, gerando problemas no decorrer do desenvolvimento do produto, como produto de baixa qualidade, não cumprimento dos prazos e mudança de escopo recorrente.


Palavras-chave


Gerenciamento de Projetos; Desenvolvimento de produtos; Sucesso do projeto

Texto completo:

PDF

Referências


ABIMO: Associação brasileira da indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios (2014). Censo da Odontologia Brasileira.

Filippini, R., Salmaso, L., & Tessarolo, P. (2004). Product Development Time Performance: Investigating the Effect of Interactions between Drivers. The Journal of Product Innovation Management, 21(3), pp. 199–214.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. (4ª Edição). São Paulo: Atlas.

Griffin, A. (1997). PDMA Research on New Product Development Practices: updating trends and benchmarking best practices. Journal of Product Innovation Management, 14(6), pp. 429-458.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia cientifíca. (5ª Edição). São Paulo: Editora Atlas S.A.

Moultrie, J., Clarkson, J. P., & Probert, D. (2007). Development of a Design Audit Tool for SMEs. Journal of Product Innovation Management, 24(4), pp. 335 - 368.

Pieroni, J. P., Reis, C. & Souza, J. O. B. (2010). A indústria de equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos: uma proposta de atuação do BNDES. BNDES Setorial, 31, pp. 185-226.

PMSURVEY.ORG: a global initiative of PMI chapters. 2013: world report. Disponível em: . Acesso em 27 de março. 2016

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). (2013) Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). (5ª Edição). Ed.: Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute.

Rotondaro, R. G., Miguel, P. C. A., & Gomes, L. A. V. (2010). Projeto do Produto e do Processo. São Paulo: Atlas.

Rozenfeld, H., Amaral, D. C., & Toledo, J. C. (2006). Gestão de desenvolvimento de produtos – uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva.

Toledo, J. C., Silva, S. L., Alliprandini, D. H., Martins, M. F., & Ferrari, F. M. (2008). Práticas de gestão no desenvolvimento de produtos em empresas de autopeças. Produção, 18(2), pp. 405-422.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v6i2.144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.