A Importância do Gerenciamento do Escopo e de suas Mudanças a Fim de Identificar os Impactos Gerados nas Áreas de Prazo, Custo e Qualidade de um Projeto de Exploração Offshore de Petróleo

Daniel Jose Teixeira Seda

Resumo


Este artigo apresenta aspectos importantes relacionados ao processo de gestão de projetos, majoritariamente baseado na metodologia PMI (Project Management Institute) e no guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge Guide). Nele são abordados assuntos fundamentais para o sucesso de um projeto, tais como o que deve ser observado no gerenciamento do escopo e de suas mudanças para minimizar os impactos no prazo, no custo e na qualidade do projeto. No item relativo ao estudo de casos é dada uma maior ênfase sobre o assunto, abordando exemplos reais de como a falta de um escopo bem definido e problemas na gestão da mudança contribuem para alterações inoportunas do cronograma, aumento do custo e queda da qualidade de um projeto de implantação de sistemas submarinos para a exploração offshore de petróleo. Os projetos de exploração de petróleo em função de sua dimensão, complexidade e interdisciplinaridade estão sujeitos à análise do escopo fazendo intervenções desde a fase de engenharia básica até a fase de execução, tornando a gestão do escopo fundamental para que o projeto atinja suas metas.


Palavras-chave


Gerenciamento; Projeto; Escopo; Mudanças; Custo; Prazo; Qualidade; Implantação; Petróleo.

Texto completo:

PDF

Referências


CREA, CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. A importância do gerenciamento de escopo em projetos. Disponível em: < http://www.crea-mg.org.br/publicacoes/Pages/A-Importancia-do-Gerenciamento-de-Escopo-em-Projetos.aspx>. Acesso em: 26 de Agosto de 2016.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. Disponível em: . Acesso em: 30 de Agosto de 2016.

GOLÇALVES, J. R. A importância do bom gerenciamento do escopo para o sucesso de um projeto. Disponível em: Acesso em: 01 de Setembro de 2016.

HELDMAN, Kim. Gerência de projetos. 3° edição. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

DE LIMA, Henri Fiorenza. Metodologia para a tomada de decisão no projeto de sistemas submarinos de produção de óleo e gás. 2007. 169 p. Dissertação. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2007.

IETEC. Pesquisa realizada com os participantes do 11° Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Disponível em: Acesso em: 28 de Agosto de 2016.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 10006-2000. Quality management; Guidelines to quality in project management. United Kingdom, 2000.

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. 2ª ed. São Paulo: Bookman, 2006.

PARREIRA, Bruna Marchena. Gerenciamento e controle de custos em projetos tendo em vista a definição do escopo. Disponível em: < http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1581>. Acesso em 10 de Setembro de 2015.

PETROBRAS, PETROLEO BRASILEIRO S.A. Padrão do processo de planejamento integrado de operações submarinas. 1° edição. Rio de Janeiro-Brasil, 2015.

PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 5° edição. Pennsylvania-USA: Project Management Institute, 2013.

PMKB, PROJECT MANAGEMENT KNOWLEDGE BASE. Gestão de mudanças na definição do escopo em projetos industriais. Disponível em: < http://pmkb.com.br/artigo/gestao-de-mudancas-na-definicao-do-escopo-em-projetos-industriais/>. Acesso em: 28 de Agosto de 2015.

PORTILLO, Cesar. Gerenciamento eficaz do escopo do projeto. Livraria Virtual PMI, 2010.

RODRIGUES, P. S. A.; TEIXEIRA, H. A. A Consolidação do escopo do Projeto como primeiro passo para o sucesso do empreendimento. Disponível em: Acesso em: 25 de Agosto de 2016.

THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo, 1ª edição, Rio de Janeiro, Interciência, 2001.

VARGAS, Ricardo Viana. Manual prático do plano de projeto. 3° edição, Brasport, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v5i2.106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista InovaçãoProjetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851

Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.