A Importância do Gerenciamento do Escopo e de suas Mudanças a Fim de Identificar os Impactos Gerados nas Áreas de Prazo, Custo e Qualidade de um Projeto de Exploração Offshore de Petróleo
Resumo
Este artigo apresenta aspectos importantes relacionados ao processo de gestão de projetos, majoritariamente baseado na metodologia PMI (Project Management Institute) e no guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge Guide). Nele são abordados assuntos fundamentais para o sucesso de um projeto, tais como o que deve ser observado no gerenciamento do escopo e de suas mudanças para minimizar os impactos no prazo, no custo e na qualidade do projeto. No item relativo ao estudo de casos é dada uma maior ênfase sobre o assunto, abordando exemplos reais de como a falta de um escopo bem definido e problemas na gestão da mudança contribuem para alterações inoportunas do cronograma, aumento do custo e queda da qualidade de um projeto de implantação de sistemas submarinos para a exploração offshore de petróleo. Os projetos de exploração de petróleo em função de sua dimensão, complexidade e interdisciplinaridade estão sujeitos à análise do escopo fazendo intervenções desde a fase de engenharia básica até a fase de execução, tornando a gestão do escopo fundamental para que o projeto atinja suas metas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CREA, CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. A importância do gerenciamento de escopo em projetos. Disponível em: < http://www.crea-mg.org.br/publicacoes/Pages/A-Importancia-do-Gerenciamento-de-Escopo-em-Projetos.aspx>. Acesso em: 26 de Agosto de 2016.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. Disponível em: . Acesso em: 30 de Agosto de 2016.
GOLÇALVES, J. R. A importância do bom gerenciamento do escopo para o sucesso de um projeto. Disponível em: Acesso em: 01 de Setembro de 2016.
HELDMAN, Kim. Gerência de projetos. 3° edição. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DE LIMA, Henri Fiorenza. Metodologia para a tomada de decisão no projeto de sistemas submarinos de produção de óleo e gás. 2007. 169 p. Dissertação. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2007.
IETEC. Pesquisa realizada com os participantes do 11° Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Disponível em: Acesso em: 28 de Agosto de 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 10006-2000. Quality management; Guidelines to quality in project management. United Kingdom, 2000.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. 2ª ed. São Paulo: Bookman, 2006.
PARREIRA, Bruna Marchena. Gerenciamento e controle de custos em projetos tendo em vista a definição do escopo. Disponível em: < http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1581>. Acesso em 10 de Setembro de 2015.
PETROBRAS, PETROLEO BRASILEIRO S.A. Padrão do processo de planejamento integrado de operações submarinas. 1° edição. Rio de Janeiro-Brasil, 2015.
PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 5° edição. Pennsylvania-USA: Project Management Institute, 2013.
PMKB, PROJECT MANAGEMENT KNOWLEDGE BASE. Gestão de mudanças na definição do escopo em projetos industriais. Disponível em: < http://pmkb.com.br/artigo/gestao-de-mudancas-na-definicao-do-escopo-em-projetos-industriais/>. Acesso em: 28 de Agosto de 2015.
PORTILLO, Cesar. Gerenciamento eficaz do escopo do projeto. Livraria Virtual PMI, 2010.
RODRIGUES, P. S. A.; TEIXEIRA, H. A. A Consolidação do escopo do Projeto como primeiro passo para o sucesso do empreendimento. Disponível em: Acesso em: 25 de Agosto de 2016.
THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo, 1ª edição, Rio de Janeiro, Interciência, 2001.
VARGAS, Ricardo Viana. Manual prático do plano de projeto. 3° edição, Brasport, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.5585%2Fiptec.v5i2.106
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Inovação, Projetos e Tecnologias - IPTEC / e-ISSN:2318-9851
Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, (Brasil). 01504-000
Este obra está licenciado com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.